O hipertexto é algo super interessante onde podemos ter vários textos em um só, como imagens, propagandas, som, animação, vídeos tudo contido no mesmo texto ou no mesmo site onde podemos ter tudo isso e muito mais apenas com um clique nos vários hiperlinks do texto.
Já o termo hipertexto foi definido em primeira mão por Ted Nelson no início dos anos 60, significando uma "escrita/leitura não-seqüencial, não-linear".
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal,ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
É hipertexto e maior do que pensávamos, imagine toda essa ferramenta sendo utilizada na educação é ótimo, digamos que é um recurso espetacular.
“O que é hipertexto? Hipertexto é liberdade! Liberdade do peso das aplicações computacionais tradicionais. Liberdade do medo de falhar. Todo usuário de hipertexto tem sucesso por alcançar algum lugar e alguma coisa. Como um usuário de hipertexto você também é livre para ser criativo. Você pode descobrir relacionamentos que não foram percebidos por mais ninguém. Você pode ler sobre coisas que não previa encontrar. A alegria de inesperadamente ler sobre alguma coisa nova e a oportunidade de aprendizagem acidental durante a tentativa de localizar um fato específico faz do hipertexto uma aventura prazerosa para muitas pessoas que de outro modo evitariam os computadores."
(SHNEIDERMAN, 1989 - pg. 2)
Essa ferramenta não pode ficar de fora da educação. Por ex: quando pedimos ao aluno para pesquisar algo sobre a matéria ele sucessivamente estará aprendendo mais do que o esperado por ter vários links para ele acessar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário